quarta-feira, 1 de março de 2017

RETRATAMENTOS ENDODÔNTICOS- QUANDO UM CANAL PRECISA SER REFEITO?




Algumas respostas para a pergunta: "Mas já fiz canal neste dente porque tenho que refazer o tratamento?"

A reintervenção (retratamento do canal) será importante nos seguintes casos:

1- Quando o primeiro tratamento não atingiu o objetivo desejado. Muitos dentes possuem uma anatomia complicada com calcificações, atresiamento dos condutos, curvaturas, canais extras e ramificações que mesmo para um dentista muito experiente e bem equipado as vezes pode impossibilitar o total preparo e limpeza de toda extensão do canal. Devemos levar em conta que além das dificuldades anatômicas, algumas vezes o próprio paciente, por mais que deseje colaborar com o atendimento, nos impõe certas dificuldades como por exemplo limitação de abertura de boca.
Portanto uma avaliação inicial do caso será de grande valia e devemos esclarecer o paciente da real indicação para cada caso. Atualmente com o avanço tecnológico na área, há inúmeros recursos (microscópio clinico, ultrassom, localizador apical, instrumentação mecanizada) que nos auxiliam na resolução dos casos mais complexos. A Experiência clínica do profissional nestes casos também é fundamental.

2- Quando o primeiro dentista atingiu o objetivo, o canal foi bem preparado e bem obturado em toda sua extensão, porém o dente pós tratamento foi acometido por processo de cárie e houve contaminação do material obturador intracanal.

E aqui vai um ALERTA: FAZER CANAL NÃO IMPEDE NOVAS CÁRIES NESTE DENTE TRATADO, O PACIENTE DEVE MANTER SEUS CUIDADOS DE HIGIENE BUCAL E PROCURAR O DENTISTA REGULARMENTE PARA PREVENÇÃO AFIM DE PRESERVAR A LONGEVIDADE DO TRATAMENTO ENDODÔNTICO!!!

3- Quando o canal parece estar bem tratado, mas o paciente sente dor e após exames complementares (por exemplo tomografia cone beam) fica evidente que ainda restam outros canais extras que não apareciam num exame radiográfico de rotina.

4- Quando em alguns casos de fraturas de retentores intra-radiculares (pinos) há necessidade de instalação de uma nova prótese coronária (coroa no dente) e observamos que o canal foi comprometido por contaminação pelo meio bucal.

No post uma foto de retratamento endodôntico que realizamos em um pré-molar superior que apresentava canais calcificados, infelizmente o primeiro dentista que interviu  (há muitos anos atrás)  não pode se beneficiar de todos os recursos tecnológico existentes atualmente, sem os quais nós também não obteríamos o sucesso alcançado.


 Odontologia Pardo Buck
Tel. 19-3433.1371 / WhatsApp. 19-98122.6351
Rua Boa Morte, 1735 centro Piracicaba- S.P



Nenhum comentário:

Postar um comentário