segunda-feira, 20 de março de 2017

Pasta de dente fluoretada para as crianças pequenas?


Dúvida frequente: Como utilizar a pasta de dente infantil com flúor para as crianças pequenas?

 Toda a pasta de dente ajuda a remover a placa, que é um filme incolor de bactérias que se forma nos dentes e nas gengivas todos os dias!
A placa bacteriana pode causar doença gengival e cárie dentária. Além de ajudar a remover a placa, o creme dental com flúor fornece um benefício extra na prevenção da cárie dentária, tornando o esmalte dos dentes mais fortes.
Por isso a presença de flúor nos dentifrícios é tão importante para a prevenção da cárie dentária.

 Segundo recomendação do Ministério da Saúde (Guia de Recomendações para o Uso de Fluoretos no Brasil, 2009) deve-se usar uma pequena quantidade de pasta de dente infantil fluoretada, com concentração de flúor em torno de 1100 PPM.

 Como medida de segurança, a Associação Brasileira de Odontopediatria, recomenda o uso de pasta de dente em bebês e crianças, que não sabem cuspir (por volta de até 3 anos), na quantidade equivalente a um grão de arroz (0,1g); e, nos que sabem cuspir (3 a 6 anos) a quantidade equivalente a um grão de ervilha (0,3g). conforme ilustra a foto 



Os dentes devem ser cuidadosamente escovados pelo menos duas vezes ao dia (manhã e a noite) e ser supervisionado por um adulto para garantir que  criança não engula a pasta.

A fluorose dental é uma alteração que ocorre no esmalte dental quando as crianças mais jovens consomem muito flúor, de qualquer fonte, durante longos períodos quando os dentes ainda estão se desenvolvendo dentro das gengivas (ainda não erupcionaram).

Estamos a disposição para esclarecer e orientar os adultos para que cuidem de forma correta dos dentes dos seus pequeninos.

Agende seu horário pelos fones 19-34331371 ou whatsapp 19-981226351













Resultado de imagem para logo da ADA american dental

sábado, 4 de março de 2017

ODONTOPEDIATRIA PARDO BUCK- Muito amor pelas crianças!

Amor é a palavra chave para todas as relações humanas bem sucedidas, e como não sentir amor por essas fofuras que com apenas 2 aninhos interagem e aceitam já da primeira vez teu carinho e cuidados? 
Dicas importantes: 

1-Levem seus filhos desde bebê ao dentista, proporcionem a eles um contato com todo ambiente de um consultório odontológico, com os equipamentos, com a Equipe e o profissional que irá atendê-los. O condicionamento pediátrico precoce fará com que a criança se sinta segura e não adquira medo nem do dentista, nem dos procedimentos por ele realizados!

2-Papais e mamães a tarefa de higienizar a boquinha das crianças requer dedicação, persistam pois o hábito vem da repetição, e enquanto não conseguem realizar por si só a missão é de vocês e nossa (dentistas)!

3- Adultos devem dar bom exemplo:- valorizem sua saúde bucal, escovem os dentes e usem fio dental na frente das crianças, fale de forma positiva sobre sua saúde bucal e jamais exponham seus traumas e medos odontológicos na frente de seus filhos, isto só os deixariam apreensivos quando precisarem ir ao consultório! 

4- Outra idéia para deixar mais divertida a escovação é faze-la em família, seu filho o ajuda e você o ajuda. Ele vai adorar!!

5- Criar uma rotina para a escovação por exemplo: depois das refeições escovar, antes de dormir: colocar pijamas, escovar, agradecer ao Papai do céu pelo bom dia....  criar uma sequência diária dos afazeres pode facilitar, e com o tempo ele mesmo irá lembrá-lo da escovação na sequência a ser feita!!


Estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas e com muito carinho a oferecer aos seus pequeninos!

Obs; caso não consiga abrir o vídeo abaixo acesse nosso face https://www.facebook.com/odontologiapardobuck/ 

quarta-feira, 1 de março de 2017

RETRATAMENTOS ENDODÔNTICOS- QUANDO UM CANAL PRECISA SER REFEITO?




Algumas respostas para a pergunta: "Mas já fiz canal neste dente porque tenho que refazer o tratamento?"

A reintervenção (retratamento do canal) será importante nos seguintes casos:

1- Quando o primeiro tratamento não atingiu o objetivo desejado. Muitos dentes possuem uma anatomia complicada com calcificações, atresiamento dos condutos, curvaturas, canais extras e ramificações que mesmo para um dentista muito experiente e bem equipado as vezes pode impossibilitar o total preparo e limpeza de toda extensão do canal. Devemos levar em conta que além das dificuldades anatômicas, algumas vezes o próprio paciente, por mais que deseje colaborar com o atendimento, nos impõe certas dificuldades como por exemplo limitação de abertura de boca.
Portanto uma avaliação inicial do caso será de grande valia e devemos esclarecer o paciente da real indicação para cada caso. Atualmente com o avanço tecnológico na área, há inúmeros recursos (microscópio clinico, ultrassom, localizador apical, instrumentação mecanizada) que nos auxiliam na resolução dos casos mais complexos. A Experiência clínica do profissional nestes casos também é fundamental.

2- Quando o primeiro dentista atingiu o objetivo, o canal foi bem preparado e bem obturado em toda sua extensão, porém o dente pós tratamento foi acometido por processo de cárie e houve contaminação do material obturador intracanal.

E aqui vai um ALERTA: FAZER CANAL NÃO IMPEDE NOVAS CÁRIES NESTE DENTE TRATADO, O PACIENTE DEVE MANTER SEUS CUIDADOS DE HIGIENE BUCAL E PROCURAR O DENTISTA REGULARMENTE PARA PREVENÇÃO AFIM DE PRESERVAR A LONGEVIDADE DO TRATAMENTO ENDODÔNTICO!!!

3- Quando o canal parece estar bem tratado, mas o paciente sente dor e após exames complementares (por exemplo tomografia cone beam) fica evidente que ainda restam outros canais extras que não apareciam num exame radiográfico de rotina.

4- Quando em alguns casos de fraturas de retentores intra-radiculares (pinos) há necessidade de instalação de uma nova prótese coronária (coroa no dente) e observamos que o canal foi comprometido por contaminação pelo meio bucal.

No post uma foto de retratamento endodôntico que realizamos em um pré-molar superior que apresentava canais calcificados, infelizmente o primeiro dentista que interviu  (há muitos anos atrás)  não pode se beneficiar de todos os recursos tecnológico existentes atualmente, sem os quais nós também não obteríamos o sucesso alcançado.


 Odontologia Pardo Buck
Tel. 19-3433.1371 / WhatsApp. 19-98122.6351
Rua Boa Morte, 1735 centro Piracicaba- S.P