quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Cuidado com os Piercings Bucais

A ADA adverte contra os piercings bucais – incluindo aqueles de língua, lábios, bochechas e úvula – pois eles podem interferir na fala, mastigação e deglutição. Eles podem, ainda, causar complicações como salivação excessiva; infecção; dentes lascados ou fraturados; lesões gengivais; sangramento descontrolado; danos às restaurações; danos nervosos; e hipersensibilidade a metais.
Caso mesmo assim resolva correr os riscos, certifique-se dos cuidados que o profissional terá com relação a colocação  (materiais descartáveis e esterilizados).
Após procure por um dentista para que ele te oriente como higienizar seu piercing e acompanhar se não ocorrerá inflamações no local.



© 2017 Associação Dental Americana.

sábado, 9 de setembro de 2017

Bem vinda Fada do dente!



Os dentes dos bebês são importantes não só por “guardarem” espaço para dentes permanentes que virão, mas também para mastigar, morder, falar. E quanto a aparência? As crianças costumam nesta fase da troca dos dentes, que chamamos de dentição mista, se compararem com os amiguinhos da mesma idade. As famosas “janelinhas” e a fada dos dentes estão presentes nas conversas deles nessa fase.

Entre as idades de 5 e 6 anos, os primeiros dentes permanentes começam a entrar em erupção (aparecem na boca). Alguns dos dentes permanentes substituem os dentes decíduos (de leite) do bebê e outros não. Não se preocupe se os dentes do seu filho nascerem alguns meses antes ou após do filho de sua amiga, pois todas as crianças são diferentes. 

O primeiro dente permanente é o primeiro molar que irrompe atrás do último dente de leite, sem que tenha caído nenhum para lhe dar lugar. Importante ficar atento a esse fato! Nele será necessário realizar selante para proteção.

Por este motivo, é importante manter um acompanhamento com o dentista e em casa manter uma dieta saudável e atenção na higiene bucal diária.

Aguardamos sua vista, para acompanhar todo o desenvolvimento dental de seus filhos.
Agendamentos: 19-34331371 ou WhatsApp 19-981226351

domingo, 16 de julho de 2017

Entenda como o açúcar pode afetar a saúde dental da sua família e o que pode ser feito para prevenir.


                                                
O açúcar pode ser o maior inimigo dos seus dentes!!!
Os efeitos do açúcar nos dentes podem não serem notados imediatamente, mas muito açúcar provoca cárie SIM!!!
Porque?
Ataques ácidos
Quando você come ou bebe alimentos açucarados - refinados, processados ou em forma de carboidratos - você está alimentando as bactérias da boca, que digerem os alimentos que você come e se alimentam especificamente de açúcar, produzindo ácidos que podem dissolver lentamente o esmalte dos dentes e causar a cárie dentária. Esses ácidos começam a agir sobre os seus dentes em aproximadamente 20 minutos após a ingestão. Portanto, quanto mais alimentos açucarados você ingere durante o dia, mais expostos aos ácidos causadores da cárie seus dentes estarão.
O que você pode fazer para proteger sua família desses ataques ácidos?
 Eliminar açúcares completamente da dieta da sua família não é uma realidade, pois a maioria de seus alimentos contém alguma forma de açúcar ou amido. No entanto, você ainda pode controlar a quantidade de açúcar que você e sua família consomem e reduzir o tempo que seus dentes ficam expostos aos ácidos bacterianos. Considere os seguintes ajustes na dieta:
  • - Consuma uma dieta nutritiva e equilibrada de grãos, frutas, legumes, proteínas e laticínios com baixo teor de gordura.
  • - Verifique nos rótulos dos alimentos se há açúcares "escondidos".
  • - Limite a frequência dos lanches entre as refeições.
  • - Evite alimentos açucarados pegajosos, que ficam na boca por um longo tempo.
  • - Ofereça lanches saudáveis, como queijo, frutas, iogurte, leite.
  • - Guarde as guloseimas açucaradas para o final de uma refeição ou para antes de uma sessão de escovação dos dentes em vez de ingeri-las durante todo o dia.
  • -Substitua os sucos de fruta e os refrigerantes ricos em açúcar por água.
  • Uma boa higiene bucal é uma boa defesa
    Escovar bem os dentes depois de comer elimina os alimentos açucarados e as bactérias existentes. Usar o fio dental uma vez por dia elimina os alimentos alojados entre os dentes - local privilegiado para as bactérias se esconderem.  Faça com que sua família use creme dental com flúor como uma defesa adicional para fortalecer os dentes, tornando-os mais resistentes a ácidos prejudiciais no futuro.
  • Prevenção para detectar rapidamente o início da desmineralização dos dentes
  • Lembrem-se de agendar consultas regulares e limpeza com um dentista para toda a sua família; dessa forma, quaisquer sinais de desmineralização do dente podem ser descobertos e cuidados logo no início.
  •  Nós, na Odonto Pardo Buck, recomendamos selantes nos primeiros molares permanentes das crianças assim que eles aparecerem na boca. Essa camada fina atua como uma barreira sobre a superfície de mastigação do dente, e protege-a dos ácidos causadores da cárie, principalmente nessa fase que muitas crianças ainda não tem total domínio das técnicas de escovação.
  • Outras medidas preventivas para crianças e adultos incluem profilaxia com tratamento com flúor e vernizes.Além disto, focamos no ensino e treinamento das técnicas corretas de higienização bucal.
  • Nos colocamos a disposição para esclarecer suas dúvidas.
  • 19-34331371 ou 19-981226351









  • fonte: Colgate

domingo, 18 de junho de 2017

Escova dental ou maçã?



Odonto Pardo Buck


Não devemos substituir a escova dental pela maçã!!






O uso de maçã na higiene oral é uma crença que tem algum fundamento. Porque, além da vitamina C, ela contém muitos nutrientes saudáveis. E mastigar uma maçã depois da refeição realmente ajuda a remover as sujeiras superficiais sobre os dentes.

Efeito abrasivo

Outras frutas e legumes crocantes, como aipo ou cenoura, agem como mini-escovas dentais durante a mastigação. Pedaços de frutas ou vegetais podem ser abrasivos e ajudar a remover a placa bacteriana leve, assim como descolorações superficiais. São efeitos de limpeza que podem ser notados a olho nu.

Ácido da fruta ataca o esmalte dos dentes

No entanto, uma maçã ou uma cenoura não consegue remover os resíduos de alimentos e bactérias nas delicadas áreas da margem da gengiva. Frutas e legumes servem mais como soluções provisórias, mas jamais podem substituir a escovação regular. Muito pelo contrário: as maçãs contêm ácidos que alteram a saliva, atacando assim o esmalte dos dentes. A acidez das maçãs, por exemplo, é um terreno fértil para as bactérias, causando danos para os dentes. Se o ácido e o açúcar ficam sobre os dentes, perde-se todo o efeito positivo de comer uma maçã. Assim, quando quiser usar o efeito de limpeza da maçã, não deixe de usar a escova dental e o creme dental 30 a 60 minutos depois de comer a fruta.

Concentre-se na margem gengival

A margem da gengiva é particularmente difícil de limpar. As bactérias se acumulam de maneira especialmente rápida nos espaços entre o dente e a gengiva (sulco gengival), formando placa. Uma maçã apesar de seu poder detergente e adstringente não é adequada para fazer essa higiene. No entanto, uma escova dental com cerdas macias, como por exemplo a Curaprox CS 5460, limpa a margem gengival com facilidade e sem pressão. Por isso, recomendamos manter a maçã e a cenoura como um prazer culinário nutricional em vez de instrumento de higiene oral.
fonte: Curaprox

segunda-feira, 20 de março de 2017

Pasta de dente fluoretada para as crianças pequenas?


Dúvida frequente: Como utilizar a pasta de dente infantil com flúor para as crianças pequenas?

 Toda a pasta de dente ajuda a remover a placa, que é um filme incolor de bactérias que se forma nos dentes e nas gengivas todos os dias!
A placa bacteriana pode causar doença gengival e cárie dentária. Além de ajudar a remover a placa, o creme dental com flúor fornece um benefício extra na prevenção da cárie dentária, tornando o esmalte dos dentes mais fortes.
Por isso a presença de flúor nos dentifrícios é tão importante para a prevenção da cárie dentária.

 Segundo recomendação do Ministério da Saúde (Guia de Recomendações para o Uso de Fluoretos no Brasil, 2009) deve-se usar uma pequena quantidade de pasta de dente infantil fluoretada, com concentração de flúor em torno de 1100 PPM.

 Como medida de segurança, a Associação Brasileira de Odontopediatria, recomenda o uso de pasta de dente em bebês e crianças, que não sabem cuspir (por volta de até 3 anos), na quantidade equivalente a um grão de arroz (0,1g); e, nos que sabem cuspir (3 a 6 anos) a quantidade equivalente a um grão de ervilha (0,3g). conforme ilustra a foto 



Os dentes devem ser cuidadosamente escovados pelo menos duas vezes ao dia (manhã e a noite) e ser supervisionado por um adulto para garantir que  criança não engula a pasta.

A fluorose dental é uma alteração que ocorre no esmalte dental quando as crianças mais jovens consomem muito flúor, de qualquer fonte, durante longos períodos quando os dentes ainda estão se desenvolvendo dentro das gengivas (ainda não erupcionaram).

Estamos a disposição para esclarecer e orientar os adultos para que cuidem de forma correta dos dentes dos seus pequeninos.

Agende seu horário pelos fones 19-34331371 ou whatsapp 19-981226351













Resultado de imagem para logo da ADA american dental

sábado, 4 de março de 2017

ODONTOPEDIATRIA PARDO BUCK- Muito amor pelas crianças!

Amor é a palavra chave para todas as relações humanas bem sucedidas, e como não sentir amor por essas fofuras que com apenas 2 aninhos interagem e aceitam já da primeira vez teu carinho e cuidados? 
Dicas importantes: 

1-Levem seus filhos desde bebê ao dentista, proporcionem a eles um contato com todo ambiente de um consultório odontológico, com os equipamentos, com a Equipe e o profissional que irá atendê-los. O condicionamento pediátrico precoce fará com que a criança se sinta segura e não adquira medo nem do dentista, nem dos procedimentos por ele realizados!

2-Papais e mamães a tarefa de higienizar a boquinha das crianças requer dedicação, persistam pois o hábito vem da repetição, e enquanto não conseguem realizar por si só a missão é de vocês e nossa (dentistas)!

3- Adultos devem dar bom exemplo:- valorizem sua saúde bucal, escovem os dentes e usem fio dental na frente das crianças, fale de forma positiva sobre sua saúde bucal e jamais exponham seus traumas e medos odontológicos na frente de seus filhos, isto só os deixariam apreensivos quando precisarem ir ao consultório! 

4- Outra idéia para deixar mais divertida a escovação é faze-la em família, seu filho o ajuda e você o ajuda. Ele vai adorar!!

5- Criar uma rotina para a escovação por exemplo: depois das refeições escovar, antes de dormir: colocar pijamas, escovar, agradecer ao Papai do céu pelo bom dia....  criar uma sequência diária dos afazeres pode facilitar, e com o tempo ele mesmo irá lembrá-lo da escovação na sequência a ser feita!!


Estamos a disposição para esclarecer suas dúvidas e com muito carinho a oferecer aos seus pequeninos!

Obs; caso não consiga abrir o vídeo abaixo acesse nosso face https://www.facebook.com/odontologiapardobuck/ 

quarta-feira, 1 de março de 2017

RETRATAMENTOS ENDODÔNTICOS- QUANDO UM CANAL PRECISA SER REFEITO?




Algumas respostas para a pergunta: "Mas já fiz canal neste dente porque tenho que refazer o tratamento?"

A reintervenção (retratamento do canal) será importante nos seguintes casos:

1- Quando o primeiro tratamento não atingiu o objetivo desejado. Muitos dentes possuem uma anatomia complicada com calcificações, atresiamento dos condutos, curvaturas, canais extras e ramificações que mesmo para um dentista muito experiente e bem equipado as vezes pode impossibilitar o total preparo e limpeza de toda extensão do canal. Devemos levar em conta que além das dificuldades anatômicas, algumas vezes o próprio paciente, por mais que deseje colaborar com o atendimento, nos impõe certas dificuldades como por exemplo limitação de abertura de boca.
Portanto uma avaliação inicial do caso será de grande valia e devemos esclarecer o paciente da real indicação para cada caso. Atualmente com o avanço tecnológico na área, há inúmeros recursos (microscópio clinico, ultrassom, localizador apical, instrumentação mecanizada) que nos auxiliam na resolução dos casos mais complexos. A Experiência clínica do profissional nestes casos também é fundamental.

2- Quando o primeiro dentista atingiu o objetivo, o canal foi bem preparado e bem obturado em toda sua extensão, porém o dente pós tratamento foi acometido por processo de cárie e houve contaminação do material obturador intracanal.

E aqui vai um ALERTA: FAZER CANAL NÃO IMPEDE NOVAS CÁRIES NESTE DENTE TRATADO, O PACIENTE DEVE MANTER SEUS CUIDADOS DE HIGIENE BUCAL E PROCURAR O DENTISTA REGULARMENTE PARA PREVENÇÃO AFIM DE PRESERVAR A LONGEVIDADE DO TRATAMENTO ENDODÔNTICO!!!

3- Quando o canal parece estar bem tratado, mas o paciente sente dor e após exames complementares (por exemplo tomografia cone beam) fica evidente que ainda restam outros canais extras que não apareciam num exame radiográfico de rotina.

4- Quando em alguns casos de fraturas de retentores intra-radiculares (pinos) há necessidade de instalação de uma nova prótese coronária (coroa no dente) e observamos que o canal foi comprometido por contaminação pelo meio bucal.

No post uma foto de retratamento endodôntico que realizamos em um pré-molar superior que apresentava canais calcificados, infelizmente o primeiro dentista que interviu  (há muitos anos atrás)  não pode se beneficiar de todos os recursos tecnológico existentes atualmente, sem os quais nós também não obteríamos o sucesso alcançado.


 Odontologia Pardo Buck
Tel. 19-3433.1371 / WhatsApp. 19-98122.6351
Rua Boa Morte, 1735 centro Piracicaba- S.P



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

NOVOS HORÁRIOS EXTRAS DE ATENDIMENTO








Dor de dente? Ela chega de surpresa e as vezes nos piores horários!!!

Algumas dores, geralmente agudas e intensas, que perduram por algum tempo e latejam, são as que necessitam de uma avaliação do dentista rapidamente, especialmente aquela dor que é forte, constante, apresenta até mesmo inchaço e interfere em suas atividades, como por exemplo, no sono. 

Se sentir uma dor forte ao morder um alimento, por exemplo, pode ser sinal de cárie, dente quebrado, obturação solta ou polpa (nervo do dente) inflamada!

Muitas vezes a dor nos pega de surpresa e necessitamos de um atendimento de urgência!

Pensando em nossos clientes resolvemos ampliar nosso atendimento também para o período noturno e sábados pela manhã.

Para conseguirmos atender nesses períodos extras ampliamos o nosso quadro de profissionais, mantendo a qualidade de atendimento característica da Odontologia Pardo Buck!

Novos horários extras:
Segunda-feira, terça-feira e sexta-feira das 18h às 21h30 e aos sábados das 8h às 12h.


Agende seu horário e vem sorrir com a gente!


 Odontologia Pardo Buck
Tel. 19-3433.1371 / WhatsApp. 19-98122.6351
Rua Boa Morte, 1735 centro Piracicaba- S.P
https://www.facebook.com/odontologiapardobuck/
http://odontopardobuck.blogspot.com.br/

domingo, 15 de janeiro de 2017

TROQUE REFRIGERANTES POR ÁGUA E SUCOS NATURAIS


Nossa dica do domingo: resista à tentação dos refrigerantes e troque por água ou por sucos naturais! 

 REFRIGERANTES CONTÉM: acidulante ácido cítrico e ácido fosfórico (acidificam o sangue retirando cálcio e Magnésio dos ossos, levando à osteoporose); conservador benzoato de potássio, corante artificial, sulfito de amônia caramelo, azul brilhante, amarelo-sol FCF e tartazina (bem documentado por causar hiperatividade em crianças), regulador de acidez citrato de sódio e estabilizante isobutirato acetato sacarose. Pesquisadores de Melbourne na Austrália, descobriram que a presença de aditivos e PH ácidos nos refrigerantes podem prejudicar os dentes, mesmo que não haja açúcar na fórmula!!