1- Faz muito tempo que não vou ao dentista... será
que ainda consigo "salvar "meus dentes?
2- Achei que nunca mais
precisaria me preocupar com um dente que foi feito o canal. Pode dar cárie ou doer este dente tratado?
R: Ao realizar o tratamento endodôntico (tratamento de canal), o dentista
remove a polpa (nervo do dente), com isto ele fica insensível ao frio, calor,
ácidos e doces.Porém esse tratamento não tem o potencial de evitar cáries na coroa ou raiz do dente. Se o paciente não tomar os devidos cuidados na higienização, poderá perder o dente por cárie, ou problema na gengiva, da mesma forma que um dente vital (sem tratamento de canal).
R: Em ambos casos, prótese sobre a própria raiz ou sobre o implante, por melhor que seja o material utilizado, e com a melhor técnica realizada a vida útil dependerá dos cuidados que o paciente tem com os mesmos. Se o paciente não higienizar corretamente diariamente e não fizer um acompanhamento frequente, pelo menos a cada 6 meses com o dentista para uma prevenção profissional, poderá sim perder todo o trabalho realizado. Como explicado anteriormente, mesmo sem dor pode iniciar um processo de cárie ou problema gengival que leve a condenação do dente. Somente o dentista, através de exame clínico, radiográfico, microscópico e até mesmo tomográfico (se necessário), pode avaliar e intervir o quanto antes.
4- Porque minha dentadura não para mais na minha
boca, fica soltando toda hora?
R: Se você já usa suas próteses por mais de 3-5 anos é possível que elas
realmente não se encaixam mais.O osso da boca mantém e suporta os dentes, mas os dentes de nossa boca "protegem"o osso. Quando os dentes são removidos o osso perde o apoio e com o passar do tempo ocorre uma constante mudança na forma e uma atrofia (encolhimento) óssea. Como resultado, as dentaduras que foram feitas para caber exatamente em sua boca há vários anos, não se encaixam mais agora. Muitas vezes as pessoas tentam compensar isso usando somente adesivos em próteses mal adaptadas até que o ajuste desejado seja alcançado. Infelizmente, isso pode causar a perda mais rápida do osso e um ajuste ainda pior. Próteses mal adaptadas podem causar lesões nos tecidos moles tais como hiperplasias fibrosas inflamatórias, candidíases, ulcerações traumáticas entre outras.
5- Tenho notado que aperto os dentes a noite, e em alguns momentos de tensão até ranjo os dentes, o que isso pode causar?
R: A cada dia percebemos um aumento do número de pacientes que apresentam
Bruxismo (ranger dos dentes) e ou apertamento dental noturno e até diurno. Tais
hábitos para funcionais estão ligados ao estresse diário a que todos nós somos
submetidos, e que infelizmente podem nos trazer consequências como: desgastes
dentais, trincas e fraturas dentais (na coroa e raiz do dente), retrações gengivais, dores de articulações
(ATM) e musculares, entre outras. Para amenizar o problema há tratamentos que
minimizam o problema como a confecção de placas mio relaxantes e utilização de
toxina botulínica.